📆 No dia 28 de janeiro foi celebrado o dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Essa data merece ser lembrada.
O combate ao trabalho escravo está entre as prioridades para a promoção do trabalho decente no mundo.
🇧🇷 No Brasil, o combate ao trabalho escravo ainda é um grande desafio. Em 2022, foram resgatados 2.575 trabalhadores de condições análogas às de escravo, um terço a mais que em 2021. Destacando-se que do total de resgates em 2022, 35 eram crianças e adolescentes.
O trabalho forçado além de ser uma grave violação de um direito humano fundamental, é também uma das principais causas da pobreza, e um obstáculo para o desenvolvimento econômico.
“O trabalho decente é considerado condição fundamental para a superação da pobreza, da redução das desigualdades sociais, da garantia da governabilidade democrática e do desenvolvimento sustentável.”
📍 Conheça o Instituto InPACTO, organização sem fins lucrativos que mobiliza os diferentes setores na promoção do trabalho decente há 15 anos, desde a criação do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. Link para o site: https://inpacto.org.br/
📍 Conheça também a SmartLab, iniciativa que promove o trabalho decente, guiada por dados. Link para o site: https://smartlabbr.org/
Referências nos comentários
#sustentabilidade #ESG #agendaesg #emroda #estrategia #consultoria #trabalhodecente