Combate à pobreza requer uma economia que sirva à humanidade

6 set, 2021

“A cultura do descarte deve ter os seus dias contados. Ninguém tem o direito de se sentir ‘mais humano do que outro'”, diz o Papa Francisco, que escreveu a encíclica Laudato Si´, sobre o cuidado da casa comum com quem compartilhamos a existência.

Quando se fala em pobreza, muita gente ainda imagina tratar-se apenas da fome (como se já não fosse pouca coisa…), mas vai muito além disso. A pobreza impede o ser humano de desenvolver o seu potencial ao máximo. E de sonhar e ser feliz. De ter uma vida digna. Então estamos falando de fome sim, mas também de saúde e bem-estar, acesso à educação de qualidade, à internet, água potável e saneamento, eletricidade, transporte público, moradia e trabalho decente. O combate à pobreza é a luta contra as desigualdades. Contra a impossibilidade de mobilidade social. Melhorar a vida.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Nº 1 da ONU aborda a erradicação da pobreza e o Nº 2 trata de fome zero e agricultura sustentável. E segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), 1,3 bilhão de pessoas vivem na pobreza.

Bilionários

O 1% mais rico da população mundial tem a mesma riqueza dos demais 99%. Os 2.153 bilionários do mundo têm mais riqueza do que 4,6 bilhões de pessoas – ou cerca de 60% da população mundial. Convido você a parar e repetir esses números várias vezes. Absorva-os. Entenda a crueldade deles.

No Brasil, o 1% mais rico fica com quase 30% da renda nacional, e uma trabalhadora que vive de um salário mínimo levaria 19 anos para ganhar o que um superrico recebe em um mês (Dados da Oxfam). São 6.935 dias para ganhar a mesma que coisa que outro fatura em 30 dias.

A pandemia acertou em cheio os que já estavam em extrema vulnerabilidade, e a mudança climática agrava ainda mais a situação. Outro estudo da Oxfam, na região da América Latina e Caribe, divulgado em julho de 2020, mostra que as pessoas muito ricas aumentaram sua fortuna em US$ 48,2 bi enquanto até 52 milhões de pessoas podem cair na pobreza.

Prosperidade humana

“O objetivo é alcançar prosperidade humana numa teia de vida florescente”, afirma a economista Kate Raworth no livro Economia Donut – uma alternativa ao crescimento a qualquer custo. Acho linda essa expressão. O significado de florescer é brotar flores – prosperar – desenvolver – passar a existir (no sentido figurado). É o que 1,3 bilhão de pessoas no mundo desejam: sair da invisibilidade da sociedade, dos governos, dos políticos, das empresas, das comunidades.

Precisamos escalar as soluções para combater a pobreza.

Elaborar um sistema financeiro global que sirva à humanidade.

Precisamos nos reprogramar a pensar no outro, de maneira natural. Criar esse hábito: organicamente eu me lembrar do bem-estar do outro. Ao mesmo tempo em que há um raio-x do planeta muitas vezes sombrio, aumenta o número de vezes em que se ouve as palavras: cuidado, colaboração, diálogo, afeto. Esse é o único caminho. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que permitem a todos uma vida digna, com oportunidades, tendo condições de florescer enquanto ser humano e enfrentarmos untos os desafios ambientais.

“Este sistema, com sua lógica implacável de ganância, está escapando a todo domínio humano. É hora de frear a locomotiva, uma locomotiva descontrolada que está nos levando ao abismo. Ainda estamos em tempo”, conclama o Papa Francisco.

Texto de Giane Gatti

descubra mais sobre este assunto

Outros conteúdos relacionados

Como tornar sua cadeia de suprimentos sustentável?

Como tornar sua cadeia de suprimentos sustentável?

Como já mencionamos por aqui, a gestão da cadeia de suprimentos é um tema em alta para o ano de 2024 e para os próximos. É evidente que alguns dos impactos mais relevantes de uma empresa não se limitam às suas próprias operações, mas sim em sua cadeia de suprimentos....

Retrato do ISE – Como relatam as empresas da carteira 2024

Retrato do ISE – Como relatam as empresas da carteira 2024

💡 Na semana passada, o Grupo Report divulgou um estudo trazendo as principais tendências entre as empresas que integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores (ISE B3). O trabalhou analisou os relatórios de 2021 e 2022 das 78 empresas...

Letramento em ESG e Sustentabilidade para lideranças

Letramento em ESG e Sustentabilidade para lideranças

💡 Já se perguntou sobre a importância do letramento em ESG e Sustentabilidade para lideranças? 𝐎 𝐥𝐞𝐭𝐫𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐞𝐦 𝐄𝐒𝐆 𝐞 𝐒𝐮𝐬𝐭𝐞𝐧𝐭𝐚𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 é 𝐟𝐮𝐧𝐝𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐥í𝐝𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 𝐨𝐬 𝐬𝐞𝐭𝐨𝐫𝐞𝐬. O entendimento amplo da agenda é cada vez mais importante para um cenário onde as...