A sustentabilidade tornou-se importante drive de inovação e uma nova palavra veio juntar-se ao vocabulário corporativo: 𝗜𝗡𝗡𝗢𝗩𝗔𝗕𝗜𝗟𝗜𝗧𝗬, que é a junção de inovação e sustentabilidade. As duas áreas, que estavam separadas na estrutura organizacional das empresas, passam a se conectar formando um dos pilares mais estratégicos de criação de valor para as organizações, dando relevância a processos, projetos, produtos e serviços com atributos sustentáveis. E com isso, negócios mais eficientes e competitivos.
O termo surgiu em 2014, tendo sido mencionado por Francesco Starace, CEO da Enel. O diretor de inovabilidade da empresa, Ernesto Ciorra em entrevista à Divercity Magazine explica:”A inovação não é somente tecnológica, mas sobretudo cultural, porque ser inovador significa estar pronto para a mudança. Essa atitude mental permite que a empresa esteja em sintonia com as mudanças no ambiente externo.”
C.K. Prahalad, especialista em gestão e escritor, afirmou, em artigo na Harvard Business Review, que as companhias preocupadas em inovar para a sustentabilidade devem percorrer cinco estágios, com desafios específicos e adaptações complexas:
✔️ Identificar uma oportunidade clara (olhar a sustentabilidade como investimento, e não gestão de risco);
✔️Tornar as cadeias de valor mais sustentáveis (incluí-las na estratégia 𝗘𝗦𝗚 da empresa, pois, muitas vezes, são nelas que estão as principais externalidades);
✔️ Projetar produtos e serviços mais sustentáveis por meio de inovações em sustentabilidade, gerando maior valor;
✔️ Conceber novos modelos de negócio, que vão respaldar processos, insumos, produtos e serviços inovadores;
✔️ Criar “plataformas de próximas práticas” com um empenho permanente pela inovação, que possibilita lidar com os desafios de sustentabilidade.
Um dos sinais da relevância do termo é o aumento do mercado de empresas de tecnologia com foco em sustentabilidade, as greentechs, ressalta Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável. Ele cita relatório da consultoria Allied Market Research, que mostra que o volume de recursos investidos em empresas com foco em inovação para sustentabilidade vai aumentar de US$ 6,8 bilhões (2018) para US$ 44,6 bilhões em 2026.” E o Brasil deve fazer parte da lista dos países que mais se beneficiarão desses investimentos.