𝗔𝗰𝗰𝗼𝘂𝗻𝘁𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝘁𝘆 é o estado de reconhecer, assumir responsabilidade e ser transparente sobre os impactos das políticas, decisões, ações, produtos, serviços associados ao desempenho de uma organização.
A identificação dos impactos que uma organização causa na sociedade, pessoas e meio ambiente é mandatório para uma empresa definir sua 𝗺𝗮𝘁𝗲𝗿𝗶𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲.
Para uma organização ser ”accountable” ela precisa envolver suas partes interessadas na identificação, compreensão e resposta aos tópicos e preocupações materiais de sustentabilidade, comunicando e sendo responsiva em relação às suas decisões, ações e desempenho.
De acordo com a norma 𝗔𝗔.𝟭𝟬𝟬𝟬- 𝗔𝗰𝗰𝗼𝘂𝗻𝘁𝗔𝗯𝗶𝗹𝗶𝘁𝘆 𝗣𝗿𝗶𝗻𝗰𝗶𝗽𝗹𝗲𝘀, accountability envolve quatro princípios:
✔️Inclusão – as pessoas devem ter opinião nas decisões que as afetam, por isso, este princípio identifica as partes interessadas e permite que participem na definição dos tópicos relevantes de sustentabilidade e na criação de respostas estratégicas para eles
✔️Impacto – é o resultado das atividades e operações de uma organização. Eles devem ser monitorados, medidos, e a organização deve se responsabilizar como suas ações afetam os seus ecossistemas mais amplos, o meio ambiente, a economia, e partes interessadas ou a própria organização.
✔️Materialidade – e a identificação e priorização dos tópicos de sustentabilidade, levando em conta o efeito que cada um tem em uma organização e nas partes interessadas.
✔️Capacidade de resposta – as organizações devem agir de forma transparente e responder de maneira relevante, com eficácia e em um prazo determinado sobre os tópicos materiais de sustentabilidade e seus respectivos impactos.
Este tema é tão importante que não por acaso, Accountability é um dos princípios que constam no Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, que o submeteu a revisão a fim de abranger as novas reflexões sobre ESG, bem como as necessidades e as formas de participação de stakeholders, além do debate sobre composição de conselhos e os princípios de governança.