𝙏𝙧𝙖𝙗𝙖𝙡𝙝𝙤 𝙙𝙚𝙘𝙚𝙣𝙩𝙚 é uma agenda crucial para o desenvolvimento sustentável. O desafio ainda é tão grande no mundo, que existe um 𝙊𝘿𝙎 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) só para ele: 𝙊𝘿𝙎 8- Trabalho decente e crescimento econômico inclusivo e sustentável.
Mas o que é trabalho decente? Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), é aquele “adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna”. Os elementos centrais do conceito de trabalho decente são: a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres e o combate a todas as formas de discriminação.
Em um contexto em que convivemos com uma vergonhosa desigualdade social no Brasil, e em todo o mundo, temos mais de 25 milhões de pessoas, incluindo mulheres e crianças, vítimas do trabalho análogo à escravidão, é fundamental que a agenda S do 𝗘𝗦𝗚, ajude a criar empregos e trabalhos decentes em toda a sua cadeia de valor.
As empresas têm papel fundamental em implementar ações eficazes, são muitas as formas de atuar, como por exemplo:
✔️Combater todas as formas de discriminação;
✔️Oferecer igualdade de oportunidades de emprego para as mulheres, inclusive ajudando a acabar com a segregação no mercado de trabalho por meio de profissões específicas de gênero;
✔️Promover salários dignos que garantam uma vida digna aos trabalhadores e suas famílias;
✔️Reduzir as disparidades salariais (pay gaps) entre homens e mulheres;
✔️Assegurar relações de trabalho formais que evitem condições de trabalho precárias;
✔️Executar programas de capacitação e aprendizagem ao longo da vida, transição de emprego e geração de emprego;
✔️Desenvolver iniciativas de conscientização sobre a diversidade;
✔️Oferecer ambiente de trabalho com segurança psicológica, em que as pessoas tenham confiança para se expressarem e agirem sem medo.