O movimento global pela eliminação do plástico (𝗽𝗵𝗮𝘀𝗲-𝗼𝘂𝘁) vem ganhando força mundialmente e os números mostram o porquê dessa urgência. Segundo o Atlas do Plástico:
✔️ Mais de 400 milhões de toneladas são produzidas globalmente por ano;
✔️ Quase metade de todos os produtos plásticos acabam como resíduos em menos de um mês;
✔️ Menos de 10% de todo o plástico já produzido foi reciclado;
✔️Estados Unidos são os campeões de produtos plásticos com 70 milhões de toneladas/ano;
✔️ Brasil está em 4º lugar com 11 milhões de toneladas/ano;
✔️ Cerca de 10 milhões de toneladas de resíduos plásticos entram nos oceanos a partir da terra todo ano.
É fundamental acabar com o plástico de uso único. E estamos assistindo a um aumento da regulamentação e/ou taxação para combater a poluição plástica, como a proibição de sacos plásticos, impostos sobre algumas sacolas plásticas, acordo fiscal voluntário e imposto ou proibição parcial (em nível municipal ou regional) em várias partes do mundo. E as empresas precisam estar prontas para responder a essas crescentes exigências.
Uma notícia positiva foi a aprovação, em março deste ano, de resolução que visa estabelecer um acordo internacional pelo fim da poluição plástica até 2024. Assinado por chefes de Estado, ministros e representantes de 175 nações, ele já está sendo considerado como o mais importante desde o Acordo de Paris.
A tendência de 𝗽𝗵𝗮𝘀𝗲-𝗼𝘂𝘁 do plástico é uma ótima oportunidade para inovação em materiais alternativos, como bioplástico e uso de celulose, e embalagens mais sustentáveis, e está repercutindo nas estratégias empresariais de maneira geral.
Como sua empresa está lidando com esse tema?
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